Mudanças entre as edições de "Ambiente do Contador"

De Manual NFS-e
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<li><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para solicitar a desvincula&ccedil;&atilde;o de um cliente, basta marcar a op&ccedil;&atilde;o referente a esse cliente, clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Desvincular Cliente</strong>, informar a data em que o cliente foi desvinculado e selecionar o bot&atilde;o&nbsp;<strong>Desvincular</strong>.</span></li>
 
<li><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para solicitar a desvincula&ccedil;&atilde;o de um cliente, basta marcar a op&ccedil;&atilde;o referente a esse cliente, clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Desvincular Cliente</strong>, informar a data em que o cliente foi desvinculado e selecionar o bot&atilde;o&nbsp;<strong>Desvincular</strong>.</span></li>
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<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Respostas de Solicita&ccedil;&otilde;es</span></h3>
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<p style="text-align: justify;"><span>No t&oacute;pico Respostas de Solicita&ccedil;&otilde;es o contador ter&aacute; acesso a todas as respostas enviadas por auditores fiscais para as solicita&ccedil;&otilde;es feitas no sistema. Essas solicita&ccedil;&otilde;es podem ser de libera&ccedil;&atilde;o de AIDF, cancelamento de notas ou guias, substitui&ccedil;&atilde;o de notas, reabertura de livros, ou libera&ccedil;&atilde;o de RPS.</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>Sempre que uma solicita&ccedil;&atilde;o for aceita, rejeitada ou respondida por um auditor fiscal, ao acessar o sistema o contribuinte receber&aacute; um aviso de qua h&aacute; solicita&ccedil;&otilde;es respondidas e para visualiz&aacute;-las basta acessar esse t&oacute;pico e clicar sobre a solicita&ccedil;&atilde;o que deseja visualizar.&nbsp;</span></p>
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<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Respostas de Solicita&ccedil;&otilde;es de Clientes</span></h3>
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<p style="text-align: justify;"><span>No t&oacute;pico Respostas de Solicita&ccedil;&otilde;es de Clientes o contador ter&aacute; acesso a todas as respostas enviadas por auditores fiscais para as solicita&ccedil;&otilde;es feitas por clientes devidamente vinculados a ele no sistema. Essas solicita&ccedil;&otilde;es podem ser de libera&ccedil;&atilde;o de AIDF, cancelamento de notas ou guias, substitui&ccedil;&atilde;o de notas, reabertura de livros, ou libera&ccedil;&atilde;o de RPS.</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>Sempre que uma solicita&ccedil;&atilde;o for aceita, rejeitada ou respondida por um auditor fiscal, ao acessar o sistema o contribuinte receber&aacute; um aviso de qua h&aacute; solicita&ccedil;&otilde;es respondidas e para visualiz&aacute;-las basta acessar esse t&oacute;pico e clicar sobre a solicita&ccedil;&atilde;o que deseja visualizar.&nbsp;</span></p>
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<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Visitar Clientes</span></h3>
 
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Visitar Clientes</span></h3>
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<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.1.4.malhafina.png|Pagina Inicial|900px]]<br /></span></p>
 
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.1.4.malhafina.png|Pagina Inicial|900px]]<br /></span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para ter acesso ao relat&oacute;rio de Malha Fina, basta acessar esse t&oacute;pico, selecionar o contribuinte para o qual deseja obter as informa&ccedil;&otilde;es, informar o per&iacute;odo e clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Gerar Relat&oacute;rio</strong>.&nbsp;</span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para ter acesso ao relat&oacute;rio de Malha Fina, basta acessar esse t&oacute;pico, selecionar o contribuinte para o qual deseja obter as informa&ccedil;&otilde;es, informar o per&iacute;odo e clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Gerar Relat&oacute;rio</strong>.&nbsp;</span></p>
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Plant&atilde;o Fiscal</span></h3>
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<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Extrato Mensal - Simples Nacional</span></h3>
<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">A ferramenta Plant&atilde;o fiscal funciona como um canal de comunica&ccedil;&atilde;o entre o contribuinte e os auditores fiscais da Prefeitura. Atrav&eacute;s dela o contribuinte pode abrir um chamado, onde colocar&aacute; sua d&uacute;vida, sugest&atilde;o, questionamento e afins e atribuir um auditor fiscal espec&iacute;fico para responder a esse chamado.&nbsp;</span><br /><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Todos os chamados criados ficar&atilde;o listados nesse t&oacute;pico, para futuras visualiza&ccedil;&otilde;es.&nbsp;</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>Essa ferramenta permite ao contador verificar todos os seus clientes que est&atilde;o cadastrados como optantes pelo Simples Nacional, al&eacute;m de gerar um relat&oacute;rio individual e por per&iacute;odo com dados da movimenta&ccedil;&atilde;o mensal do contribuinte.</span></p>
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.1.5.plantaofiscal.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:Contador.1.6.extratosimples.png|Pagina Inicial|900px]]<br /></span></p>
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para abrir um novo chamado, basta que o contribuinte acesse esse t&oacute;pico e no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Criar Chamado</strong>, feito isso uma nova tela ser&aacute; aberta e nela o contribuinte dever&aacute; informar o assunto e o fiscal a quem o chamado &eacute; direcionado.</span></p>
+
<p style="text-align: justify;"><span>Para gerar esse relat&oacute;rio, o contador dever&aacute; selecionar o cliente e o per&iacute;odo desejado e ent&atilde;o clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Gerar Relat&oacute;rio</strong>.</span></p>
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Plantaofiscal.criarchamado.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span><span>Caso o cliente deixe de ser enquadrado no regime Simples Nacional, o extrato ir&aacute; apresentar somente informa&ccedil;&otilde;es para as compet&ecirc;ncias em qu&ecirc; ele estava enquadrado nesse regime no sistema.</span><br /></span></p>
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para enviar uma nova mensagem ao fiscal, basta clicar sobre a ID do chamado j&aacute; criado, escrever o texto da mensagem na nova tela que se abrir&aacute; e ent&atilde;o clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Enviar Mensagem</strong>.</span></p>
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<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Fale Conosco</span></h3>
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Plantaofiscal.enviarmensagem.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>A ferramenta Fale Conosco funciona como um canal de comunica&ccedil;&atilde;o entre o contribuinte e os auditores fiscais da Prefeitura. Atrav&eacute;s dela o contribuinte pode abrir um chamado, onde colocar&aacute; sua d&uacute;vida, sugest&atilde;o, questionamento e afins e atribuir um auditor fiscal espec&iacute;fico para responder a esse chamado.&nbsp;<br />Todos os chamados criados ficar&atilde;o listados nesse t&oacute;pico, para futuras visualiza&ccedil;&otilde;es.&nbsp;</span></p>
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Extrato Mensal Simples Nacional</span></h3>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Essa ferramenta permite ao contador verificar todos os seus clientes que est&atilde;o cadastrados como optantes pelo Simples Nacional, al&eacute;m de gerar um relat&oacute;rio individual e por per&iacute;odo com dados da movimenta&ccedil;&atilde;o mensal do contribuinte.</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>Para abrir um novo chamado, basta que o contribuinte acesse esse t&oacute;pico e clique no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Criar Chamado</strong>, feito isso uma nova tela ser&aacute; aberta e nela o contribuinte dever&aacute; informar o assunto, o auditor fiscal a quem o chamado ser&aacute; direcionado, escrever a mensagem que deseja transmitir e clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Salvar</strong>.</span></p>
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.1.6.extratosimples.png|Pagina Inicial|900px]]<br /></span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para gerar esse relat&oacute;rio, o contador dever&aacute; selecionar o cliente e o per&iacute;odo desejado e ent&atilde;o clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Gerar Relat&oacute;rio</strong>.</span></p>
+
<p style="text-align: justify;"><span>Para enviar uma nova mensagem ao auditor fiscal ou verificar uma resposta enviada por ele para um chamado que j&aacute; est&aacute; aberto, basta clicar sobre a ID do chamado, escrever o texto da mensagem na nova tela que se abrir&aacute; e ent&atilde;o clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Enviar Mensagem</strong>.</span></p>
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">&nbsp;</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span>O auditor fiscal ter&aacute; o poder de encerrar um chamado e ao faz&ecirc;-lo o contribuinte poder&aacute; avaliar a qualidade do atendimento que lhe fora dispensado. Para avaliar um atendimento, basta clicar sobre&nbsp;a ID do chamado, qualificar o atendimento como &oacute;timo, bom, regular, ruim ou p&eacute;ssimo e ent&atilde;o clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Confirmar</strong>.</span></p>
 +
<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<h3 style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Protocolos</span></h3>
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<p style="text-align: justify;"><span>Nesse t&oacute;pico o contribuinte ter&aacute; acesso aos protocolocos gerados para determinadas a&ccedil;&otilde;es realizadas no sistema.&nbsp;</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span><span>Ser&atilde;o gerados protocolos para as seguintes situa&ccedil;&otilde;es: fechamento de livro digital, emiss&atilde;o de guia de pagamento e solicita&ccedil;&atilde;o de limite de AIDF.</span></span></p>
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<h3 style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Protocolos de Clientes</span></h3>
 +
<p style="text-align: justify;"><span>Nesse t&oacute;pico o contribuinte ter&aacute; acesso aos protocolocos gerados para determinadas a&ccedil;&otilde;es realizadas por clientes devidamente vinculados a ele no sistema.&nbsp;</span></p>
 +
<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span><span>Ser&atilde;o gerados protocolos para as seguintes situa&ccedil;&otilde;es: fechamento de livro digital, emiss&atilde;o de guia de pagamento e solicita&ccedil;&atilde;o de limite de AIDF.</span></span></p>
 +
<p style="text-align: justify;">&nbsp;</p>
 
<h2><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">AIDF Eletr&ocirc;nica</span></h2>
 
<h2><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">AIDF Eletr&ocirc;nica</span></h2>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Nessa aba o contador visualizar&aacute; a situa&ccedil;&atilde;o de todos os seus clientes em rela&ccedil;&atilde;o a AIDFs ou notas fiscais.</span><br /><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Logo que ele selecionar essa aba, ser&atilde;o exibidas as informa&ccedil;&otilde;es de cliente por cliente.&nbsp;</span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Nessa aba o contador visualizar&aacute; a situa&ccedil;&atilde;o de todos os seus clientes em rela&ccedil;&atilde;o a AIDFs ou notas fiscais.</span><br /><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Logo que ele selecionar essa aba, ser&atilde;o exibidas as informa&ccedil;&otilde;es de cliente por cliente.&nbsp;</span></p>
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<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Caso alguma nota tenha sido rejeitada pelo tomador poder&aacute; ser visualizada aqui.</span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Caso alguma nota tenha sido rejeitada pelo tomador poder&aacute; ser visualizada aqui.</span></p>
 
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.4.7.notasrejeitadasdeclientes.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
 
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.4.7.notasrejeitadasdeclientes.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<h3 style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Demonstrativo de Reten&ccedil;&atilde;o</span></h3>
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<p style="text-align: justify;"><span>Nesse t&oacute;pico o contribuinte conseguir&aacute; visualizar as notas emitidas com reten&ccedil;&atilde;o de ISSQN para ele, enquanto tomador de servi&ccedil;os, e gerar o comprovante de reten&ccedil;&atilde;o do imposto.</span></p>
 +
<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
 +
<h3 style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Demonstrativo de Reten&ccedil;&atilde;o de Clientes</span></h3>
 +
<p><span>Nesse t&oacute;pico o contribuinte conseguir&aacute; visualizar as notas emitidas com reten&ccedil;&atilde;o de ISSQN para seus clientes, enquanto tomadores de servi&ccedil;os, e gerar o comprovante de reten&ccedil;&atilde;o do imposto para eles.</span></p>
 +
<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
 
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Declara&ccedil;&atilde;o de RPAs Pr&oacute;prios</span></h3>
 
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Declara&ccedil;&atilde;o de RPAs Pr&oacute;prios</span></h3>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para fazer declara&ccedil;&otilde;es de Recibos Provis&oacute;rios de Aut&ocirc;nomos o contribuinte dever&aacute; acessar esse t&oacute;pico, clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Declarar RPA Tomada.</strong></span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Para fazer declara&ccedil;&otilde;es de Recibos Provis&oacute;rios de Aut&ocirc;nomos o contribuinte dever&aacute; acessar esse t&oacute;pico, clicar no bot&atilde;o&nbsp;<strong>Declarar RPA Tomada.</strong></span></p>
Linha 132: Linha 159:
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Caso fa&ccedil;a alguma declara&ccedil;&atilde;o incorreta, basta selecionar a RPA e clicar em&nbsp;<strong>Remover RPA Declarada.</strong></span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Caso fa&ccedil;a alguma declara&ccedil;&atilde;o incorreta, basta selecionar a RPA e clicar em&nbsp;<strong>Remover RPA Declarada.</strong></span></p>
 
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Relat&oacute;rio de Notas Aceitas</span></h3>
 
<h3><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Relat&oacute;rio de Notas Aceitas</span></h3>
<p style="text-align: center;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">[[Arquivo:Contador.4.10.relatoriodenotasaceitas.png|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
+
<p><span>O relat&oacute;rio de notas aceitas mostra a rela&ccedil;&atilde;o de todas as notas tomadas declaradas pelo contador ou por um de seus clientes em determinado per&iacute;odo, apresentando seus valores e somat&oacute;rio total.</span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<h3 style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Relat&oacute;rio de RPA</span></h3>
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<p><span><span>O relat&oacute;rio de RPA mostra a rela&ccedil;&atilde;o de todas os RPAs declarados pelo contador ou por um de seus clientes em determinado per&iacute;odo, apresentando seus valores e somat&oacute;rio total.</span></span></p>
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<p style="text-align: center;"><span>[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]</span></p>
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<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;"><br /></span></p>
 
<h2><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Livro Digital</span></h2>
 
<h2><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Livro Digital</span></h2>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Os livros digitais apresentam todas as informa&ccedil;&otilde;es de notas emitidas e tomadas do contribuinte, exibindo-as de acordo com sua compet&ecirc;ncia e permitindo a visualiza&ccedil;&atilde;o do valor total de ISS gerado em determinada compet&ecirc;ncia.</span></p>
 
<p><span style="font-family: &quot;trebuchet ms&quot;, geneva;">Os livros digitais apresentam todas as informa&ccedil;&otilde;es de notas emitidas e tomadas do contribuinte, exibindo-as de acordo com sua compet&ecirc;ncia e permitindo a visualiza&ccedil;&atilde;o do valor total de ISS gerado em determinada compet&ecirc;ncia.</span></p>

Edição das 13h13min de 15 de setembro de 2017

Este manual de instruções tem por finalidade orientar o prestador de serviços na utilização do sistema de emissão de nota fiscal de serviços eletrônica. 

Para que o usuário consiga acessar as demais ferramentas desse ambiente, faz-se necessário que ele esteja devidamente cadastrado como PRESTADOR de serviços. Para tal, deverá procurar o setor fiscal da Prefeitura ou selecionar na tela inicial a opção Cadastro de Prestador, para fazê-lo online.

Vejamos as ferramentas do sistema, de acordo com cada uma das abas apresentadas nesse ambiente:
 

Índice

Utilitários

Na aba utilitários oferecemos ao contador a opção de alterar alguns de seus dados cadastrais, verificar e vincular cadastros de clientes ao seu ambiente, visitar o ambiente de seus clientes, verificar o estado de seu ISS através da Malha Fina Fiscal e gerar um extrato mensal de clientes que estejam cadastrados como optantes pelo regime Simples Nacional.

 Pagina Inicial

Alterar Dados de Cadastro

O contribuinte deverá selecionar essa aba para alterar dados como e-mail, telefone e senha de acesso.

Pagina Inicial

Cadastro de Clientes

Nessa aba o contador poderá visualizar os clientes vinculados a seu cadastro, além de solicitar vinculação e desvinculação de clientes.

Pagina Inicial

  • Para solicitar a vinculação de um cliente, basta clicar no botão Solicitar Cadastro de Cliente, selecionar na listagem que aparecerá o cliente que deseja vincular, selecionar o botão Solicitar Vínculo, inserir a data em que o cliente foi vinculado ao contador e então clicar no botão Vincular Contribuinte.

Pagina Inicial

  • Para solicitar a desvinculação de um cliente, basta marcar a opção referente a esse cliente, clicar no botão Desvincular Cliente, informar a data em que o cliente foi desvinculado e selecionar o botão Desvincular.

Respostas de Solicitações

No tópico Respostas de Solicitações o contador terá acesso a todas as respostas enviadas por auditores fiscais para as solicitações feitas no sistema. Essas solicitações podem ser de liberação de AIDF, cancelamento de notas ou guias, substituição de notas, reabertura de livros, ou liberação de RPS.

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Sempre que uma solicitação for aceita, rejeitada ou respondida por um auditor fiscal, ao acessar o sistema o contribuinte receberá um aviso de qua há solicitações respondidas e para visualizá-las basta acessar esse tópico e clicar sobre a solicitação que deseja visualizar. 

Respostas de Solicitações de Clientes

No tópico Respostas de Solicitações de Clientes o contador terá acesso a todas as respostas enviadas por auditores fiscais para as solicitações feitas por clientes devidamente vinculados a ele no sistema. Essas solicitações podem ser de liberação de AIDF, cancelamento de notas ou guias, substituição de notas, reabertura de livros, ou liberação de RPS.

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Sempre que uma solicitação for aceita, rejeitada ou respondida por um auditor fiscal, ao acessar o sistema o contribuinte receberá um aviso de qua há solicitações respondidas e para visualizá-las basta acessar esse tópico e clicar sobre a solicitação que deseja visualizar. 

Visitar Clientes

A ferramenta Visitar Clientes, permite que o contador acesse o ambiente de seu cliente sem precisar sair da sua sessão.
Para acessar o cadastro de um cliente que esteja devidamente vinculado ao seu cadastro, o contador precisará somente selecionar esse tópico e clicar sobre o CNPJ do cliente que deseja "visitar". 

Pagina Inicial

Malha Fina Fiscal

A malha fina fiscal permite ao contador visualizar a sua situação, bem como a situação de seus clientes, em relação ao imposto devido ao município.

Pagina Inicial

Para ter acesso ao relatório de Malha Fina, basta acessar esse tópico, selecionar o contribuinte para o qual deseja obter as informações, informar o período e clicar no botão Gerar Relatório

Extrato Mensal - Simples Nacional

Essa ferramenta permite ao contador verificar todos os seus clientes que estão cadastrados como optantes pelo Simples Nacional, além de gerar um relatório individual e por período com dados da movimentação mensal do contribuinte.

Pagina Inicial

Para gerar esse relatório, o contador deverá selecionar o cliente e o período desejado e então clicar no botão Gerar Relatório.

Caso o cliente deixe de ser enquadrado no regime Simples Nacional, o extrato irá apresentar somente informações para as competências em quê ele estava enquadrado nesse regime no sistema.

Fale Conosco

A ferramenta Fale Conosco funciona como um canal de comunicação entre o contribuinte e os auditores fiscais da Prefeitura. Através dela o contribuinte pode abrir um chamado, onde colocará sua dúvida, sugestão, questionamento e afins e atribuir um auditor fiscal específico para responder a esse chamado. 
Todos os chamados criados ficarão listados nesse tópico, para futuras visualizações. 

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Para abrir um novo chamado, basta que o contribuinte acesse esse tópico e clique no botão Criar Chamado, feito isso uma nova tela será aberta e nela o contribuinte deverá informar o assunto, o auditor fiscal a quem o chamado será direcionado, escrever a mensagem que deseja transmitir e clicar no botão Salvar.

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Para enviar uma nova mensagem ao auditor fiscal ou verificar uma resposta enviada por ele para um chamado que já está aberto, basta clicar sobre a ID do chamado, escrever o texto da mensagem na nova tela que se abrirá e então clicar no botão Enviar Mensagem.

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

O auditor fiscal terá o poder de encerrar um chamado e ao fazê-lo o contribuinte poderá avaliar a qualidade do atendimento que lhe fora dispensado. Para avaliar um atendimento, basta clicar sobre a ID do chamado, qualificar o atendimento como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e então clicar no botão Confirmar.

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Protocolos

Nesse tópico o contribuinte terá acesso aos protocolocos gerados para determinadas ações realizadas no sistema. 

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Serão gerados protocolos para as seguintes situações: fechamento de livro digital, emissão de guia de pagamento e solicitação de limite de AIDF.

Protocolos de Clientes

Nesse tópico o contribuinte terá acesso aos protocolocos gerados para determinadas ações realizadas por clientes devidamente vinculados a ele no sistema. 

[[Arquivo:|Pagina Inicial|900px]]

Serão gerados protocolos para as seguintes situações: fechamento de livro digital, emissão de guia de pagamento e solicitação de limite de AIDF.

 

AIDF Eletrônica

Nessa aba o contador visualizará a situação de todos os seus clientes em relação a AIDFs ou notas fiscais.
Logo que ele selecionar essa aba, serão exibidas as informações de cliente por cliente. 

Pagina Inicial
 

Notas Eletrônicas

Pagina Inicial

Emitir Nota Fiscal

O contribuinte deverá acessar esse tópico caso queira emitir uma nota fiscal eletrônica de serviços.
Vejamos detalhadamente no link a seguir, o passo a passo para a emissão de uma nfs-e.

 Clique aqui para saber tudo sobre a Emissão de Notas Eletrônicas 

Emitir Nota Fiscal Eventual

Esse tópico permite ao contribuinte emitir um número limitado de notas fiscais com serviços que não estejam em seu cadastro.

Notas Próprias

Aqui o contribuinte poderá visualizar todas as notas que emitiu no sistema, podendo fazer buscas através dos vários filtros disponíveis.
Além de visualizar, o contribuinte poderá também exportar o XML de uma nota, selecionando-a e clicando em Exportar Padrão Simplificado ou Exportar Padrão Abrasf.

Pagina Inicial

Notas de Clientes

Aqui o contador poderá visualizar todas as notas emitidas por seus clientes no sistema, podendo agrupá-las de acordo com o emissor da nota e fazer buscas através dos vários filtros disponíveis.

Pagina Inicial

Demonstrativo de Retenção

Nesse tópico o contribuinte conseguirá visualizar as notas emitidas por ele com retenção do ISS para o tomador de serviços.

Demonstrativo de Retenção de Clientes

Nesse tópico serão exibidas para o contador todas as notas emitidas por seus clientes com retenção para seus respectivos tomadores de serviço.

Cancelar Notas

Para cancelar uma nota emitida basta o contribuinte acessar esse tópico, selecionar a nota que deseja cancelar e clicar no botão Cancelar Nota Fiscal.

Pagina Inicial

Feito isso, uma nova tela irá abrir e ele deverá então verificar os dados da nota e escrever o motivo pelo qual deseja solicitar o cancelamento. Lembrando que, caso a nota tenha sido emitida há mais de sete dias, será enviada uma requisição para os fiscais e a nota só será de fato cancelada se essa solicitação for aprovada.

Pagina Inicial

Para verificar o estado de uma solicitação de cancelamento, basta o contribuinte selecionar uma nota e clicar no botão Situação. 

Cancelar Notas de Clientes

Acessando essa aba o contador conseguirá solicitar o cancelamento de notas que tenham sido emitidas por seus clientes.
Para cancelar uma nota de cliente, basta selecioná-la e clicar no botão Cancelar Notas.  

Pagina Inicial

Feito isso, uma nova tela irá abrir e o contador deverá então verificar os dados da nota e escrever o motivo pelo qual deseja solicitar o cancelamento. Lembrando que, caso a nota tenha sido emitida há mais de sete dias, será enviada uma requisição para os fiscais e a nota só será de fato cancelada se essa solicitação for aprovada.

Pagina Inicial

Para verificar o estado de uma solicitação de cancelamento, basta o contribuinte selecionar uma nota e clicar no botão Situação. 

Correções/ Substituições de Notas Próprias

Nesse tópico o contribuinte poderá visualizar ou solicitar uma nova correção/ substituição de nota fiscal.

Pagina Inicial

Para fazer uma nova solicitação basta clicar no botão Solicitar Correção de Nota Fiscal, selecionar a nota que deseja corrigir ou substituir, escolher no campo Tipo de Solicitação se a nota deve ser corrigida ou substituida e informar o motivo da alteração.

Pagina Inicial

Feito isso o sistema irá abrir uma nova tela onde deverão ser alterados os campos desejados.

 

Correções de Notas de Clientes

Através desse tópico o contador poderá visualizar ou solicitar  correção/ substituição de notas fiscais emitidas por seus clientes.
Para fazer uma nova solicitação basta clicar no campo Procurar, selecionar o cliente para o qual deseja fazer uma correção/ substituição, clicar no botão Solicitar Correção de Nota Fiscal, selecionar a nota que deseja corrigir ou substituir, escolher no campo Tipo de Solicitação se a nota deve ser corrigida ou substituída e informar o motivo da alteração.

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Feito isso o sistema irá abrir uma nova tela onde deverão ser alterados os campos desejados.

Exportar Notas

Esse tópico é direcionado à geração do xml em lote de notas de acordo com a competência.

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Notas Tomadas

Nessa aba estão todas as ferramentas destinadas à notas que foram tomadas pelo contribuinte.

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Para poder visualizar uma nota e tê-la inclusa no livro digital, o contribuinte deverá antes fazer a declaração da mesma.

Declarar Notas Tomadas

Esse tópico é destinado a declaração das notas tomadas pelo contribuinte. Para fazer a declaração dessas notas primeiro deve-se considerar onde ela foi emitida, caso tenha sido emitida nesse mesmo sistema será classificada como Nota Tomada No Munícipio, porém se tiver sido emitida através do sistema de outro município será qualificada como Nota Tomada Fora Do Município.

  • Notas Tomadas Fora do Município: para declarar uma nota desse tipo o contribuinte deverá clicar na opção Notas Tomadas Fora do Município, selecionar o botão Adicionar Nota Tomada Fora do Município.

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Feito isso, deverá  preencher os dados da nota e clicar em Salvar Informações.

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  • Notas Tomadas no Município: nesse caso o contribuinte deverá selecionar a opção Notas Tomadas no Município e clicar no botão Procurar Notas Tomadas no Município para buscar todas as notas emitidas por esse sistema que ainda não tenham sido declaradas. 

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Feito Isso, o sistema mostrará a relação de todas as notas encontradas e o contribuinte deverá então remover aquelas que não deseja declarar no momento e clicar no botão Salvar Informações.

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Notas Aceitas

Depois de declarar as notas o contribuinte poderá visualizá-las através desse tópico. Além disso, caso o contribuinte tenha feito alguma declaração com dados incorretos, basta ele acessar esse tópico, selecionar a nota declarada incorretamente e clicar no botão Remover Nota Declarada.

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Notas Aceitas de Clientes

Nesse tópico o contador conseguirá visualizar todas as notas declaradas como tomadas por seus clientes. Além disso, poderá também remover declarações incorretas feitas por seus clientes, para isso basta selecionar a nota declarada incorretamente e clicar no botão Remover Declaração.

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Notas Tomadas no Município

Nesse tópico o contribuinte conseguirá visualizar todas as notas que tenham sido emitidas para ele no sistema, independente de terem sido declaradas ou não.

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Notas Tomadas de Clientes

Nesse tópico o contador conseguirá visualizar todas as notas que tenham sido emitidas para seus clientes no sistema, independente de terem sido declaradas ou não.

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Notas Rejeitadas

Caso alguma nota tenha sido rejeitada pelo tomador poderá ser visualizada aqui. 

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Notas Rejeitadas de Clientes

Caso alguma nota tenha sido rejeitada pelo tomador poderá ser visualizada aqui.

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Demonstrativo de Retenção

Nesse tópico o contribuinte conseguirá visualizar as notas emitidas com retenção de ISSQN para ele, enquanto tomador de serviços, e gerar o comprovante de retenção do imposto.

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Demonstrativo de Retenção de Clientes

Nesse tópico o contribuinte conseguirá visualizar as notas emitidas com retenção de ISSQN para seus clientes, enquanto tomadores de serviços, e gerar o comprovante de retenção do imposto para eles.

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Declaração de RPAs Próprios

Para fazer declarações de Recibos Provisórios de Autônomos o contribuinte deverá acessar esse tópico, clicar no botão Declarar RPA Tomada.

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Feito isso deverá inserir as informações do recibo e clicar em Declarar RPA

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Caso faça alguma declaração incorreta, basta selecionar a RPA e clicar em Remover RPA Declarada.

Declaração de RPAs de Clientes

Para fazer declarações de Recibos Provisórios de Autônomos em nome de seus clientes, o contador deverá acessar esse tópico, clicar em PROCURAR para definir para qual cliente deseja fazer a declaração, clicar no botão Declarar RPA Tomada.

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Feito isso deverá inserir as informações do recibo e clicar em Declarar RPA

Caso faça alguma declaração incorreta, basta selecionar a RPA e clicar em Remover RPA Declarada.

Relatório de Notas Aceitas

O relatório de notas aceitas mostra a relação de todas as notas tomadas declaradas pelo contador ou por um de seus clientes em determinado período, apresentando seus valores e somatório total.

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Relatório de RPA

O relatório de RPA mostra a relação de todas os RPAs declarados pelo contador ou por um de seus clientes em determinado período, apresentando seus valores e somatório total.

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Livro Digital

Os livros digitais apresentam todas as informações de notas emitidas e tomadas do contribuinte, exibindo-as de acordo com sua competência e permitindo a visualização do valor total de ISS gerado em determinada competência.

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Livro Digital

Acessando esse tópico o contribuinte poderá visualizar os livros digitais fechados de notas emitidas e de notas tomadas e RPA's declaradas por ele. Para visualizar o livro de determinada competência basta clicar sobre o período desejado.

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Para fechar um livro digital, ou seja, declarar como encerradas todas as movimentações de determinada competência, basta que o contribuinte acesse esse tópico e clique no botão Gerar Novo Livro Digital.

Feito isso uma nova tela será exibida e nela o contribuinte deverá selecionar o tipo de declaração, a competência, e se deseja gerar a guia de pagamento referente às movimentações da referida competência logo que fechar o livro digital. Após selecionadas essas informações, basta clicar no botão Gerar para que o livro seja encerrado.

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Livro Digital de Serviços Prestados

São exibidas no livro digital de serviços prestados informações sobre cada uma das notas fiscais emitidas para a competência selecionada. Através desse livro o contribuinte conseguirá ainda visualizar se a guia referente ao ISSQN de uma nota já foi gerada e mostrará o código dessa guia.

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Em sua estrutura temos os seguintes campos:

  • Nº da Nota
  • Dt. Emissão
  • Estado - o estado da nota pode variar entre normal, boleto (caso sua guia já tenha sido gerada) e escriturada (caso o imposto já tenha sido devidamente quitado).
  • Em Análise - informa se há alguma solicitação de cancelamento ou substituição da nota pendente de aprovação fiscal.
  • Natureza da Operação - informa se a nota foi ou não emitida com tributação para o município
  • CPF/CNPJ do Tomador
  • Nome do Tomador
  • Atividade - código do serviço prestado.
  • Valor dos Serviços
  • Alíquota - alíquota do serviço prestado.
  • Imposto - valor total do ISS gerado na nota.
  • Imposto retido - informa se o imposto foi ou não retido pelo tomador de serviço

No rodapé da página estão as seguintes informações sobre o livro digital:

  • Resultado - quantidade de notas presentes no livro da competência selecionada.
  • Receita - valor total dos serviços prestados na competência. *
  • Total de Imposto - valor total do imposto gerado na competência.
  • Imposto Próprio - valor de imposto devido pelo contribuinte sobre a referida competência. *
  • Data e Hora da emissão do livro

*Na receita não serão somados valores de notas canceladas.
*No imposto próprio não entrarão valores das notas que estiverem canceladas, com tributação para fora do município ou com o imposto retido.

Livro de Serviços Tomados e RPA's declarados

São exibidas no livro digital de serviços tomados informações sobre cada uma das notas fiscais e  recibos provisórios de autônomos tomados na competência selecionada. Através desse livro o contribuinte conseguirá ainda visualizar se já gerou a guia de ISSQN de uma nota ou RPA e mostrará o código dessa guia.

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Em sua estrutura temos os seguintes campos em relação às notas tomadas:

  • CNPJ do Prestador - CNPJ do emissor da nota fiscal ou prestador do serviço
  • Ins. Municipal - inscrição municipal do emissor da nota fiscal ou prestador do serviço
  • N° da Nota
  • Estado - o estado da nota pode variar entre normal, boleto (caso sua guia já tenha sido gerada) e escriturada (caso o imposto já tenha sido devidamente quitado).
  • Serviço - código do serviço tomado
  • Valor dos Serviços
  • Alíquota - alíquota do serviço tomado
  • Imposto - valor total do ISS gerado na nota.
  • Imposto retido - informa se o imposto foi ou não retido pelo tomador de serviços.

Quanto aos recibos provisórios de autônomos, são exibidos os seguintes campos:

  • Nº da RPA
  • Dt Emissão
  • Estado - o estado de RPA pode variar entre normal, boleto (caso sua guia já tenha sido gerada) e escriturada (caso o imposto já tenha sido devidamente quitado).
  • CPF/CNPJ do Prestador - CNPJ do emissor da RPA ou prestador dos serviços
  • Valor dos Serviços
  • Imposto - valor total do ISS gerado através da RPA.

No rodapé da página estão as seguintes informações sobre o livro digital:

  • Resultado - quantidade de notas presentes no livro da competência selecionada.
  • Receita - valor total dos serviços prestados na competência. *
  • Total de ISS - valor total do imposto gerado na competência.
  • ISS Retido - valor de imposto devido pelo contribuinte sobre as notas tomadas da referida competência.
  • Data e Hora da emissão do livro

*Na receita não serão somados valores de notas canceladas.
*No ISS Retido não entrarão valores das notas que estiverem canceladas e que não possuírem o ISS retido.
*Não aparecerão nos livros as declarações de RPA que foram removidas pelo contribuinte.

Livro de Serviços Prestados de Clientes

Acessando esse tópico o contribuinte poderá visualizar os livros digitais de notas emitidas e de notas tomadas e RPA's declaradas por seus clientes. Para visualizar o livro de determinada competência basta clicar sobre o período desejado.

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As informações estão dispostas nos livros de clientes da mesma em que são estruturadas nos livros próprios. 

Lembrando que há como buscar todos os livros de determinado cliente clicando em PROCURAR e selecionando no campo Cliente o CNPJ que deseja visualizar.

Livro Anual Próprio

Todas as informações lançadas pelo contribuinte de notas emitidas, notas tomadas e RPAs declarados são armazenadas em livros anuais que podem ser consultados a qualquer momento pelo contribuinte.
Para tal, o contribuinte deve acessar esse tópico LIVRO ANUAL, selecionar o ano que deseja visualizar e então gerar seu livro fiscal.

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Nesse livro as informações são separadas por três categorias (registros de notas de serviços prestados, registros de notas de serviços tomados e registros de notas de RPA's tomados) e as notas são listadas da mesma maneira com que são estruturadas nos livros mensais de cada uma dessas categorias.

No princípio e fim de cada categoria há, respectivamente, um termo de abertura e encerramento do exercício anual, onde o responsável pela empresa poderá assinar caso faça a impressão do livro.

Livro Anual de Clientes

Todas as informações de notas emitidas, notas tomadas e RPAs lançadas por seus clientes são armazenadas em livros anuais que podem ser consultados a qualquer momento pelo contador.
Para tal, o contador deve acessar esse tópico LIVRO ANUAL DE CLIENTES, clicar em procurar, escolher o cliente que deseja visualizar os livros, selecionar o ano que desejado e então clicar em Gerar Livro para ver livro anual do cliente selecionado.

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Créditos Próprios

Nesse tópico o contribuinte poderá visualizar todos os créditos gerados para ele no sistema.

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Os dados desses créditos são apresentados através dos campos abaixo:

  • Código - código gerado automaticamente no sistema para identificar os créditos.
  • Descrição - descrição do crédito devido ao contribuinte.
  • Tipo - se o crédito foi gerado automaticamente por meio do cancelamento de uma nota já quitada ou se foi um desconto específico dado pelos fiscais.
  • Valor do Crédito - valor total do crédito concedido ao contribuinte.
  • Crédito Utilizado - valor do crédito já utilizado pelo contribuinte em alguma guia de pagamento.
  • Crédito Restante -  valor restante do crédito concedido ao contribuinte.

Esse tópico serve somente para visualização dos créditos, uma vez que eles só poderão ser gerados por algum fiscal da Prefeitura.

Créditos de Clientes

Nesse tópico o contador poderá visualizar todos os créditos gerados para seus clientes no sistema. 

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Os dados desses créditos são apresentados através dos campos abaixo:

  • Código - código gerado automaticamente no sistema para identificar os créditos.
  • Cliente 
  • Descrição - descrição do crédito devido ao contribuinte.
  • Tipo - se o crédito foi gerado automaticamente por meio do cancelamento de uma nota já quitada ou se foi um desconto específico dado pelos fiscais.
  • Valor do Crédito - valor total do crédito concedido ao contribuinte.
  • Crédito Utilizado - valor do crédito já utilizado pelo contribuinte em alguma guia de pagamento.
  • Crédito Restante -  valor restante do crédito concedido ao contribuinte.

Esse tópico serve somente para visualização dos créditos, uma vez que eles só poderão ser gerados por algum fiscal da Prefeitura.
 

Guia de Pagamento

O imposto é recolhido pelos cofres do município por meio das guias de pagamento que são geradas no próprio sistema. Para gerar uma guia de pagamento, basta que o contribuinte acesse essa aba e selecione o tópico de acordo com o tipo de guia de ISS que deseja gerar.

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Podem ser geradas três diferentes tipos de guias no sistema: mensal, complementar e avulsa. Vejamos no link a seguir as funções de cada um desses tipos de guias.

 Clique aqui para saber tudo sobre as Guias de Pagamento

O contador conseguirá utilizar as ferramentas destinadas à guias pagamento tanto para si quanto para seus clientes. 

Guias Próprias

Esse tópico é destinado à geração de guias mensais próprias do contador.
Pra gerar suas guias mensais, basta selecionar esse tópico, clicar no botão Gerar Nova Guia Mensal, selecionar o Período do Fechamento/ competência para o qual deseja gerar a guia e entao clicar no botão Gerar Guia

Guias de Clientes

Esse tópico é destinado à geração de guias mensais de clientes do contador.
Pra gerar guias mensais para seus clientes, o contador deverá selecionar esse tópico, clicar no campo Procurar, escolher o cliente para o qual deseja gerar uma guia mensal, clicar no botão Gerar Nova Guia Mensal, selecionar o Período do Fechamento/ competência para o qual deseja gerar a guia e entao clicar no botão Gerar Guia.

Guias Avulsas Próprias

Esse tópico é destinado à geração de guias avulsas próprias do contador.
Pra gerar suas guias avulsas, basta selecionar esse tópico, clicar no botão Gerar Nova Guia Avulsa, selecionar a nota fiscal ou RPA para o qual deseja gerar a guia e então clicar no botão Gerar Guia.

Guias Avulsas de Clientes

Esse tópico é destinado à geração de guias avulsas de clientes do contador.
Pra gerar guias avulsas para seus clientes, o contador deverá selecionar esse tópico, clicar no campo Procurar, escolher o cliente para o qual deseja gerar uma guia avulsa, clicar no botão Gerar Nova Guia Avulsa, selecionar a nota fiscal ou RPA para o qual deseja gerar a guia e então clicar no botão Gerar Guia.

Guias Complementares Próprias

Esse tópico é destinado à geração de guias complementares próprias do contador.
Pra gerar guias complementares, basta selecionar esse tópico, clicar no botão Gerar Nova Guia Complementar, selecionar o Período do Fechamento/ competência para o qual deseja gerar a guia e entao clicar no botão Gerar Guia

Guias Complementares de Clientes

Esse tópico é destinado à geração de guias complementares de clientes do contador.
Pra gerar guias complementares para seus clientes, o contador deverá selecionar esse tópico, clicar no campo Procurar, escolher o cliente para o qual deseja gerar uma guia mensal, clicar no botão Gerar Nova Guia Complementar, selecionar o Período do Fechamento/ competência para o qual deseja gerar a guia e entao clicar no botão Gerar Guia.
 

RPS/Importar

Nessa aba o usuário poderá fazer solicitação, impressão e importação de RPS (Recibo Provisório de Serviços) para a própria contabilidade e para seus clientes.

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RPS Próprias

Para fazer uma solicitação de RPS, basta selecionar a opção Solicitação de RPS e então clicar no botão Solicitar RPS.

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Para imprimir RPS, basta selecionar a opção Impressão de RPS, escolher o número do RPS que deseja imprimir e clicar no botão Imprimir Nova RPS.

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Para importar RPS, basta selecionar a opção Importar RPS, escolher o arquivo de seus diretórios e clicar no botão Importar.

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Para visualizar os RPS que já foram convertidos em notas fiscais, basta selecionar a opção RPS Convertidos.

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RPS de Clientes

Para fazer uma solicitação de RPS para um cliente, basta selecionar a opção Solicitação de RPS, escolher o cliente e então clicar no botão Solicitar RPS.

Pagina Inicial 

Para imprimir RPS, basta selecionar a opção Impressão de RPS, escolher o cliente,  selecionar o número do RPS que deseja imprimir e clicar no botão Imprimir Nova RPS.

Pagina Inicial 

Para visualizar os RPS que já foram convertidos em notas fiscais, basta selecionar a opção RPS Convertidos.

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Para que se utilize este recurso é necessário que a prefeitura autorize previamente a impressão do mesmo. O RPS é uma espécie de plano B do prestador de serviços, ele somente poderá ser utilizado pelo prestador naqueles momentos onde exista algum empecilho tecnológico que inviabiliza a utilização do sistema de forma natural, por exemplo a queda da internet.