Ambiente do Prestador Eventual

De Manual NFS-e
Revisão de 13h19min de 12 de junho de 2018 por Suporte (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Este manual de instruções tem por finalidade orientar o Prestador Eventual na utilização do sistema de emissão de nota fiscal e gestão eletrônica de ISSQN.

Vejamos as ferramentas do sistema, de acordo com cada uma das abas apresentadas nesse ambiente:

Pagina Inicial
 

Utilitários

Na aba utilitários oferecemos ao prestador de serviços a opção de alterar alguns de seus dados cadastrais, definir permissões ao contador (caso já tenha sido vinculado) e verificar o estado de seu ISSQN através da Malha Fina Fiscal.

Pagina Inicial

Alterar Dados de Cadastro

O contribuinte deverá selecionar esse tópico para alterar dados como e-mail, telefone e senha de acesso.  

Pagina Inicial

Caso seja constatado que outras informações não estejam de acordo com os dados desse prestador eventual, deve-se entrar em contato com a central de atendimento ao cidadão do município para que seja feita a atualização de seu cadastro.

Malha Fina Fiscal

A malha fina fiscal permite que o contribuinte verifique no sistema a situação do ISSQN que lhe é de responsabilidade e se está ou não em dia com suas obrigações tributárias.

Pagina Inicial

Para verificar esses dados, basta selecionar uma competência e clicar em GERAR RELATÓRIO.

Fale Conosco

A ferramenta Fale Conosco funciona como um canal de comunicação entre o contribuinte e os auditores fiscais da Prefeitura. Através dela o contribuinte pode abrir um chamado, onde colocará sua dúvida, sugestão, questionamento e afins e atribuir um auditor fiscal específico para responder a esse chamado. 
Todos os chamados criados ficarão listados nesse tópico, para futuras visualizações. 

Pagina Inicial

Para abrir um novo chamado, basta que o contribuinte acesse esse tópico e clique no botão Criar Chamado, feito isso uma nova tela será aberta e nela o contribuinte deverá informar o assunto, o auditor fiscal a quem o chamado será direcionado, escrever a mensagem que deseja transmitir e clicar no botão Salvar.

Pagina Inicial

Para enviar uma nova mensagem ao auditor fiscal ou verificar uma resposta enviada por ele para um chamado que já está aberto, basta clicar sobre a ID do chamado, escrever o texto da mensagem na nova tela que se abrirá e então clicar no botão Enviar Mensagem.

Pagina Inicial

O auditor fiscal terá o poder de encerrar um chamado e ao fazê-lo o contribuinte poderá avaliar a qualidade do atendimento que lhe fora dispensado. Para avaliar um atendimento, basta clicar sobre a ID do chamado, qualificar o atendimento como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e então clicar no botão Confirmar.

Pagina Inicial

Protocolos

Nesse tópico o contribuinte terá acesso aos protocolocos gerados para determinadas ações realizadas no sistema. 

Pagina Inicial

Serão gerados protocolos para as seguintes situações emissão de guia de pagamento e solicitação de limite de AIDF.

Definir Contador

Nesse tópico o contribuinte poderá definir as permissões do contador em seu ambiente, dando a ele poderes para realizar ou não determinadas tarefas sem precisar informar sua senha de acesso ao contador, além de desvincular um contador.

Pagina Inicial

Para desvincular o contador a ele vinculado, basta clicar no botão Desvincular Contador.

AIDF Eletrônico

Esse é o ambiente onde o usuário poderá solicitar à prefeitura a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais Eletrônicos. Depois de solicitado um novo limite de AIDFs ou notas fiscais, será remetida uma requisição de liberação para a Prefeitura, que poderá aprovar ou não.

Pagina Inicial

 

Notas Avulsas

Pagina Inicial

Emitir Nota Avulsa

O contribuinte deverá acessar esse tópico caso queira emitir uma nota fiscal avulsa de serviços.
Vejamos detalhadamente no link a seguir, o passo a passo para a emissão de uma nfs-e.

  Clique aqui para saber tudo sobre a Emissão de Notas Eletrônicas 

Ver Notas Emitidas

Aqui o contribuinte poderá visualizar todas as notas avulsas que emitiu no sistema, podendo fazer buscas através dos vários filtros disponíveis.

Para visualizar uma nota específica, basta clicar sobre o seu número que ela será aberta em uma nova aba do navegador. 

 Clique aqui para visualizar o layout de uma nota fiscal emitida e o que significam as informações nela explícitas. 

Além de visualizar, o contribuinte poderá também exportar o XML de uma nota, selecionando-a e clicando em Exportar Padrão Simplificado ou Exportar Padrão Abrasf.

Pagina Inicial

 

Guia de Pagamento

O imposto é recolhido aos cofres do município por meio das guias de pagamento que são geradas no próprio sistema. Para gerar uma guia de pagamento, basta que o contribuinte acesse essa aba e selecione o tópico de acordo com o tipo de guia de ISSQN que deseja gerar.

Pagina Inicial

 

Pagina Inicial