Ambiente do Prestador Eventual
Este manual de instruções tem por finalidade orientar o Prestador Eventual na utilização do sistema de emissão de nota fiscal e gestão eletrônica de ISSQN.
Vejamos as ferramentas do sistema, de acordo com cada uma das abas apresentadas nesse ambiente:
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Índice
Utilitários
Na aba utilitários oferecemos ao prestador de serviços a opção de alterar alguns de seus dados cadastrais, definir permissões ao contador (caso já tenha sido vinculado) e verificar o estado de seu ISSQN através da Malha Fina Fiscal.
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Alterar Dados de Cadastro
O contribuinte deverá selecionar esse tópico para alterar dados como e-mail, telefone e senha de acesso.
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Caso seja constatado que outras informações não estejam de acordo com os dados desse prestador eventual, deve-se entrar em contato com a central de atendimento ao cidadão do município para que seja feita a atualização de seu cadastro.
Malha Fina Fiscal
A malha fina fiscal permite que o contribuinte verifique no sistema a situação do ISSQN que lhe é de responsabilidade e se está ou não em dia com suas obrigações tributárias.
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Para verificar esses dados, basta selecionar uma competência e clicar em GERAR RELATÓRIO.
Fale Conosco
A ferramenta Fale Conosco funciona como um canal de comunicação entre o contribuinte e os auditores fiscais da Prefeitura. Através dela o contribuinte pode abrir um chamado, onde colocará sua dúvida, sugestão, questionamento e afins e atribuir um auditor fiscal específico para responder a esse chamado.
Todos os chamados criados ficarão listados nesse tópico, para futuras visualizações.
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Para abrir um novo chamado, basta que o contribuinte acesse esse tópico e clique no botão Criar Chamado, feito isso uma nova tela será aberta e nela o contribuinte deverá informar o assunto, o auditor fiscal a quem o chamado será direcionado, escrever a mensagem que deseja transmitir e clicar no botão Salvar.
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Para enviar uma nova mensagem ao auditor fiscal ou verificar uma resposta enviada por ele para um chamado que já está aberto, basta clicar sobre a ID do chamado, escrever o texto da mensagem na nova tela que se abrirá e então clicar no botão Enviar Mensagem.
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O auditor fiscal terá o poder de encerrar um chamado e ao fazê-lo o contribuinte poderá avaliar a qualidade do atendimento que lhe fora dispensado. Para avaliar um atendimento, basta clicar sobre a ID do chamado, qualificar o atendimento como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo e então clicar no botão Confirmar.
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Protocolos
Nesse tópico o contribuinte terá acesso aos protocolocos gerados para determinadas ações realizadas no sistema.
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Serão gerados protocolos para as seguintes situações emissão de guia de pagamento e solicitação de limite de AIDF.
Definir Contador
Nesse tópico o contribuinte poderá definir as permissões do contador em seu ambiente, dando a ele poderes para realizar ou não determinadas tarefas sem precisar informar sua senha de acesso ao contador, além de desvincular um contador.
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Para desvincular o contador a ele vinculado, basta clicar no botão Desvincular Contador.
AIDF Eletrônico
Esse é o ambiente onde o usuário poderá solicitar à prefeitura a Autorização de Impressão de Documentos Fiscais Eletrônicos. Depois de solicitado um novo limite de AIDFs ou notas fiscais, será remetida uma requisição de liberação para a Prefeitura, que poderá aprovar ou não.
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Notas Avulsas
Emitir Nota Avulsa
O contribuinte deverá acessar esse tópico caso queira emitir uma nota fiscal avulsa de serviços.
Vejamos detalhadamente no link a seguir, o passo a passo para a emissão de uma nfs-e.
Clique aqui para saber tudo sobre a Emissão de Notas Eletrônicas
Ver Notas Emitidas
Aqui o contribuinte poderá visualizar todas as notas avulsas que emitiu no sistema, podendo fazer buscas através dos vários filtros disponíveis.
Para visualizar uma nota específica, basta clicar sobre o seu número que ela será aberta em uma nova aba do navegador.
Além de visualizar, o contribuinte poderá também exportar o XML de uma nota, selecionando-a e clicando em Exportar Padrão Simplificado ou Exportar Padrão Abrasf.
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Guia de Pagamento
O imposto é recolhido aos cofres do município por meio das guias de pagamento que são geradas no próprio sistema. Para gerar uma guia de pagamento, basta que o contribuinte acesse essa aba e selecione o tópico de acordo com o tipo de guia de ISSQN que deseja gerar.
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Podem ser geradas três diferentes tipos de guias no sistema: mensal, complementar e avulsa.
Vejamos detalhadamente no link a seguir, as funções e o passo a passo para gerar cada um desses tipos de guias.
Clique aqui para saber tudo sobre as Guias de Pagamento